top of page

Líderes tem 70% de influência sobre o clima de sua equipe!

Atualizado: 29 de out. de 2024


imagem blog

Vamos dizer que lidar com pessoas não é uma tarefa nem simples e nem fácil!


Dá trabalho e exige conhecimentos, competências e as vezes ferramentas, quem nem

sempre temos disponíveis naquele momento ou estamos preparados para usá-las.



Um dos grandes desafios de um líder, é conseguir estabelecer relações harmoniosas e

produtivas, uns com os outros, compreendendo seus comportamentos e ajudando-os a

encontrar espaço e oportunidades para que possam crescer e se desenvolver. 60% dos

funcionários que deixam o emprego dizem que o motivo foi pela liderança.


"Se queremos ter sucesso em nossas vidas e negócios, não tem atalho... Precisamos encarar o desafio!"




Uma forma pode ser compreender quais são os seus padrões comportamentais, os

medos e as motivações, para entender, quais são os padrões comportamentais, medos e

motivações que movem as outras pessoas.

Vale dizer que é possível crescer e se desenvolver mesmo entre pessoas que pensam

diferente do que você!

As adversidades podem ser ótimas oportunidades de transformação. Elas não

necessariamente se constituem em obstáculos, se soubermos trabalhar com elas. Cada

ser humano tem suas particularidades, que formam o caráter e sua personalidade, e são

justamente estes aspectos que nos tornam únicos. A diversidade nos tira da zona de

conforto e nos ajudam a ver as coisas por diferentes perspectivas.

A ideia é que saibamos falar a mesma língua do nosso interlocutor, e encontrar meios

para que todos tenham condições de serem quem são, com suas características, e todo

seu potencial. O ponto é que muitas vezes esperamos que o outro faça, o que EU faria,

mas não funciona desta forma. Cada um tem um estilo de lidar e de ser liderado.

Conhecer os estilos e entender como eles funcionam, ajudam a entender o “como”

somos diferentes na forma de comunicar, relacionar, comprar, vender, influenciar,decidir etc.

Entender e aceitar seu funcionamento, acelera o processo de entender e

aceitar o outro, como ele é.

O que para um a urgência, a ação imediata é mais importante, para o outro pode ser o

planejamento e os detalhes. Veja que grande valor será, se soubermos usufruir destas

complementariedades.

Hoje as mudanças estão cada vez mais rápidas, constantes e disruptivas, talvez o que deu certo no passado não é mais um guia para o que terá sucesso no futuro.

Os líderes do século XXI simplesmente não têm (e não podem) ter todas as respostas

certas. Para lidar com esta nova realidade, as empresas estão se afastando das práticas

tradicionais, em direção à algo muito diferente: um modelo no qual os gerentes dão

suporte e orientação em vez de instruções e comandos, e os funcionários aprendem

como se adaptar à ambientes em constante mudança de maneiras que liberam

engajamento, inovação e comprometimento.

O papel do gestor é em suma de um Coach. E quando falamos em coaching aqui, quero

dizer algo mais amplo do que apenas os esforços dos profissionais que são contratados

para ajudar os executivos a desenvolver suas habilidades pessoais e profissionais. Esse

trabalho é importante e às vezes vital, mas tem sido temporário e executado por

terceiros.

Um líder-coach eficaz, apoia seus funcionários em vez de julgá-los, facilita seu

desenvolvimento em vez de ditar o que deve ser feito e direciona o caminho de

crescimento pessoal e da empresa.

Uma coisa é aspirar, mas outra é tornar uma prática cotidiana em todas as camadas de

uma organização. Na maioria das empresas, ainda existe uma grande lacuna entre a

aspiração e a prática.

As mudanças sempre foram constantes, a pandemia apenas acelerou o fluxo. Líderes

devem complementar constantemente seus conhecimentos, novas e melhores práticas,

e cada vez mais, as habilidades de desenvolver pessoas, de engajá-las e de se comunicar

melhor.

Como será a versão atualizada de liderar a distância? Híbrido?

 
 
 

Comments


bottom of page