Líderes tem 70% de influência sobre o clima de sua equipe!
- Vanessa Abrahams
- 30 de ago. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 29 de out. de 2024

Vamos dizer que lidar com pessoas não é uma tarefa nem simples e nem fácil!
Dá trabalho e exige conhecimentos, competências e as vezes ferramentas, quem nem
sempre temos disponíveis naquele momento ou estamos preparados para usá-las.
Um dos grandes desafios de um líder, é conseguir estabelecer relações harmoniosas e
produtivas, uns com os outros, compreendendo seus comportamentos e ajudando-os a
encontrar espaço e oportunidades para que possam crescer e se desenvolver. 60% dos
funcionários que deixam o emprego dizem que o motivo foi pela liderança.
"Se queremos ter sucesso em nossas vidas e negócios, não tem atalho... Precisamos encarar o desafio!"
Uma forma pode ser compreender quais são os seus padrões comportamentais, os
medos e as motivações, para entender, quais são os padrões comportamentais, medos e
motivações que movem as outras pessoas.
Vale dizer que é possível crescer e se desenvolver mesmo entre pessoas que pensam
diferente do que você!
As adversidades podem ser ótimas oportunidades de transformação. Elas não
necessariamente se constituem em obstáculos, se soubermos trabalhar com elas. Cada
ser humano tem suas particularidades, que formam o caráter e sua personalidade, e são
justamente estes aspectos que nos tornam únicos. A diversidade nos tira da zona de
conforto e nos ajudam a ver as coisas por diferentes perspectivas.
A ideia é que saibamos falar a mesma língua do nosso interlocutor, e encontrar meios
para que todos tenham condições de serem quem são, com suas características, e todo
seu potencial. O ponto é que muitas vezes esperamos que o outro faça, o que EU faria,
mas não funciona desta forma. Cada um tem um estilo de lidar e de ser liderado.
Conhecer os estilos e entender como eles funcionam, ajudam a entender o “como”
somos diferentes na forma de comunicar, relacionar, comprar, vender, influenciar,decidir etc.
Entender e aceitar seu funcionamento, acelera o processo de entender e
aceitar o outro, como ele é.
O que para um a urgência, a ação imediata é mais importante, para o outro pode ser o
planejamento e os detalhes. Veja que grande valor será, se soubermos usufruir destas
complementariedades.
Hoje as mudanças estão cada vez mais rápidas, constantes e disruptivas, talvez o que deu certo no passado não é mais um guia para o que terá sucesso no futuro.
Os líderes do século XXI simplesmente não têm (e não podem) ter todas as respostas
certas. Para lidar com esta nova realidade, as empresas estão se afastando das práticas
tradicionais, em direção à algo muito diferente: um modelo no qual os gerentes dão
suporte e orientação em vez de instruções e comandos, e os funcionários aprendem
como se adaptar à ambientes em constante mudança de maneiras que liberam
engajamento, inovação e comprometimento.
O papel do gestor é em suma de um Coach. E quando falamos em coaching aqui, quero
dizer algo mais amplo do que apenas os esforços dos profissionais que são contratados
para ajudar os executivos a desenvolver suas habilidades pessoais e profissionais. Esse
trabalho é importante e às vezes vital, mas tem sido temporário e executado por
terceiros.
Um líder-coach eficaz, apoia seus funcionários em vez de julgá-los, facilita seu
desenvolvimento em vez de ditar o que deve ser feito e direciona o caminho de
crescimento pessoal e da empresa.
Uma coisa é aspirar, mas outra é tornar uma prática cotidiana em todas as camadas de
uma organização. Na maioria das empresas, ainda existe uma grande lacuna entre a
aspiração e a prática.
As mudanças sempre foram constantes, a pandemia apenas acelerou o fluxo. Líderes
devem complementar constantemente seus conhecimentos, novas e melhores práticas,
e cada vez mais, as habilidades de desenvolver pessoas, de engajá-las e de se comunicar
melhor.
Como será a versão atualizada de liderar a distância? Híbrido?
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